3.829.096 acessos
associe_se
crirs

Notícias

Caravana Registral realiza debates extrajudiciais em Santa Cruz do Sul e recebe cerca de 70 pessoas

Organizado pelo Colégio Registral do RS, evento foi realizado na sexta-feira (04.10), na Unisc


Santa Cruz do Sul (RS) -
A 4ª edição do projeto Caravana Registral – Debates Registrais e Notariais da Região do Vale do Rio Pardo, evento organizado pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul, ocorreu durante a última sexta-feira (04.10), no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento, que é gratuito, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de profissionais do segmento registral e notarial, estudantes e operadores do Direito.

Na ocasião, o juiz-corregedor Lucas Maltez Kachny, representando a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS), falou sobre a preocupação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Oliveira Cezar, com a área extrajudicial e a boa prestação dos serviços, de forma que vem buscando realizar parcerias entre o Poder Judiciário e as entidades de classe.

"Os casos de desvios são raríssimos, o que demonstra a qualidade do serviço que é prestado no Rio Grande do Sul. A Corregedoria tem essa preocupação em trabalhar conjuntamente com as classes notarial e registral, visando justamente a melhoria dos serviços, até para a alteração da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), as classes foram chamadas para dar suas contribuições", comentou.

O secretário municipal da Fazenda, Zeno José Assmann, representando a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, também presente na oportunidade, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre o município. "Desejo boas-vindas a vocês, que estão em Santa Cruz do Sul no dia de hoje, e que as palestras que sejam realizadas, sejam de grande proveito. Que o evento tenha como objetivo principal proporcionar e facilitar os serviços para nosso grande público e - porque não dizer - para nosso contribuinte", disse.

Já a coordenadora da pós-graduação da Unisc, Denise Bittencourt Friedrich, representando a reitoria, apresentou a universidade e relatou sobre o quanto acolhem este tipo de evento. "Para nós é sempre muito honroso receber todas as categorias que representam serviços públicos. Estamos sempre de portas abertas para novas parcerias e novos eventos que queiram organizar aqui. Esse momento, sem dúvida, serve com muita excelência ao nosso propósito que é o aperfeiçoamento profissional e qualificação dos nossos estudantes", relatou.

Segundo o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, entidade organizadora do evento, João Pedro Lamana Paiva, é fundamental que a comunidade compreenda o que representam e o que fazem no cotidiano de vida das pessoas os cartórios extrajudiciais.

"A sociedade vem aos cartórios procurar segurança para o estabelecimento de suas relações e para a realização de seus negócios, o que consiste, basicamente, na troca de informação fidedigna e na orientação jurídica segura. Assim, a segurança jurídica é algo que resulta de confiança que, por sua vez, é um laço construído através da proximidade com a comunidade e de seu constante esclarecimento a respeito do que é o dia-a-dia da atividade notarial e registral. As nossas Caravanas também significam uma oportunidade de crescimento profissional e de atualização", discursou.

Participaram da mesa de abertura também o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, César Cechinato, a coordenadora do curso de Direito da Unisc, Elia Denise Hammes, o vice-presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, o registrador de Santa Cruz do Sul, Paulo Heinrich, e o registrador de Veranópolis, Julio Cesar Weschenfelder, ambos ex-presidentes do Colégio Registral do RS.

A Caravana Registral
A Caravana Registral visa informar a comunidade sobre os serviços prestados pelos cartórios gaúchos e também estreitar os laços entre os profissionais extrajudiciais e a sociedade. O evento abordou palestras sobre “Retificações no Registro Civil das Pessoas Naturais – Atualidades”, “Novidades da Consolidação Normativa Notarial e Registral no Registro de Imóveis”, “Protesto de Títulos e as Inovações Normativas”, “Necessidade da Gestão Administrativa para os Serviços Registrais e Notariais”, "Apresentação da Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) e da Central de Testamentos (CENSEC)", "Workshop de Mediação e Conciliação", além do tradicional pinga-fogo (debates sobre os temas apresentados). Esta edição contou com o patrocínio da Coopnore, da Sky Informática, da Comabe, da Lucca Livraria e da Extrajud.


Fonte: Assessoria de Imprensa

07/10/2019

Galeria de Imagens